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Artigos - Gil Giardelli | Pessoas do século 21, empresas do século 20

Qual é o espírito do nosso tempo? Vivemos tempos de colisão ou de convergência? Vamos falar sobre o dilema da colaboração versus competição, sobre como gerar riquezas a partir da sabedoria das multidões, crowdsourcing. Como entender a participação sem a questão monetária envolvida, como aprender com as críticas e com os ciclos econômicos cada dia mais curtos? Será que as empresas desmontarão hierarquias, combaterão os egos e colocarão jovens em seus conselhos? LEIA A MATÉRIA

UTILIZAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM – AVAS: A BUSCA POR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autora: Wilmara Cruz Messa REVISTA BRASILEIRA DE APRENDIZAGEM ABERTA E A DISTÂNCIA RESUMO Por meio desse estudo, pretende-se apresentar indicações de como ambientes virtuais de aprendizagem podem se tornar instrumentos capazes de garantir a aprendizagem significativa, tendo como objetivos claros na utilização dos mesmos por parte de instituições que oferecem educação a distância ou ensino online. Destaca-se a investigação de AVAs diversos, apontando ferramentas, facilidades e/ou as potencialidades tecnológicas e educacionais, especificamente aprofunda-se no Ambiente Virtual de Aprendizagem livre (Moodle - Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), enfatizando o seu potencial para a aprendizagem colaborativa, a interação dialógico-problematizadora, interatividade, flexibilidade cognitiva em torno dos recursos e atividades educacionais. Palavras-chave: Aprendizagem significativa, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Ambiente Virtual de Aprendizagem. Texto Completo

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MORAN, José Manoel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica . 16. ed. Campinas/SP: Papirus, 2009. MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo . 3. ed. Trad. Eliane Lisboa. Porto Alegre/RS: Sulina, 2007. ______. A cabeça bem-feita : repensar a reforma, reformar o pensamento. 16. ed. Trad. Eloá Jacobina. Rio de Janeiro/RJ: Bertrand Brasil, 2009. DEMO, Pedro. Pobreza política : a pobreza mais intensa da pobreza brasileira. Campinas/SP: Armazém do Ipê (autores associados), 2006. ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Gestão de tecnologias, mídias e recursos na escola: o compartilhar de significados. Em Aberto, v. 22, n. 79, p. 75-89, jan. 2009. Disponível em: < http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/1435/1170 > acesso em: 19 de set. 2010. PRADO, Maria Elisabett Brisola Brito; SILVA, Maria da Graça Moreira da. Formação de educadores em ambientes virtuais de aprendizagem. Em Aberto, v. 22, n. 79, p. 61-

Relato de experiência

aprendendo com minha prática pedagógica “De tudo, de qualquer situação, leitura ou pessoa podemos extrair alguma informação ou experiência que nos pode ajudar a ampliar o nosso conhecimento, para confirmar o que já sabemos, para rejeitar determinadas visões de mundo, para incorporar novos pontos de vista”. (José Manoel Moran)

Formulação de um problema de pesquisa

FRANCISCO HUDSON DE ARAÚJO Proposta do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) TEMA : GESTÃO DAS MÍDIAS: dimensão pedagógica administrativa e tecnológica PERGUNTA DE PARTIDA : Quais as dificuldades do professor no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na sala de aula? TIPO DE TRABALHO : Montar um projeto de ação pedagógica a ser desenvolvido em sala de aula.