Pular para o conteúdo principal

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Temas para o TCC do curso de especialização
Tecnologias em Educação
CCEAD/PUC Rio

TEMAS:
  1. Conteúdos Educacionais Digitais;
  2. Experiência de uso educacional de Ferramenta web 2.0;
  3. Uso pedagógico de mídias na escola: práticas inovadoras;
  4. Biblioteca digitais para a escola e sua utilização;
  5. Planejamento de formação dos professores para o uso das mídias;
  6. Cultura da Comunidade das escolas: introdução das mídias
  7. Escola inclusão e tecnologias assistivas;
  8. Gestão das mídias: dimensão pedagógica, administrativa e tecnológica;
  9. Políticas Públicas para o uso de mídias.
Todos são temas bastante estimulantes, o que torna a decisão muito díficil. Só terei condições de tomar uma decisão após as orientações da coordenação do curso. Mas acredito que será um ótimo trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Dilema do Método Histórico-Crítico na Interpretação Bíblica

por  Augustus Nicodemus Lopes RESUMO O ponto central deste artigo é que o método histórico-crítico de interpretação da Bíblia vive hoje um dilema causado pelo amadurecimento dos princípios que adotou por ocasião de seu nascimento, há cerca de 250 anos, como filho legítimo do Iluminismo e do racionalismo. Apesar do ufanismo com que o método foi saudado no início e ainda hoje é defendido por seus adeptos, ele não é, de fato, um método “científico” e desprovido de preconceitos de ordem ideológica e teológica. Na verdade, ele surgiu para fazer a separação entre Palavra de Deus e Escritura, proposta por J. Solomo Semler, uma distinção que é eminentemente teológica e que determinou o objetivo do método e seu funcionamento. O método histórico-crítico deu origem a diversas críticas, como a das fontes, da forma e da redação. O dilema em que o método hoje se encontra é devido a diversos fatores, apontados por estudiosos alemães como Gerhard Maier, Eta Linneman e Peter Stuhlmac

UTILIZAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM – AVAS: A BUSCA POR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autora: Wilmara Cruz Messa REVISTA BRASILEIRA DE APRENDIZAGEM ABERTA E A DISTÂNCIA RESUMO Por meio desse estudo, pretende-se apresentar indicações de como ambientes virtuais de aprendizagem podem se tornar instrumentos capazes de garantir a aprendizagem significativa, tendo como objetivos claros na utilização dos mesmos por parte de instituições que oferecem educação a distância ou ensino online. Destaca-se a investigação de AVAs diversos, apontando ferramentas, facilidades e/ou as potencialidades tecnológicas e educacionais, especificamente aprofunda-se no Ambiente Virtual de Aprendizagem livre (Moodle - Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), enfatizando o seu potencial para a aprendizagem colaborativa, a interação dialógico-problematizadora, interatividade, flexibilidade cognitiva em torno dos recursos e atividades educacionais. Palavras-chave: Aprendizagem significativa, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Ambiente Virtual de Aprendizagem. Texto Completo