Pular para o conteúdo principal

Postagens

Artigos - Luiz Carlos Cabrera | Qualidade de vida começa no trabalho

Cuide para que o tempo no trabalho lhe proporcione bem-estar Vamos supor que você durma oito horas e que esteja acordado durante as 16 restantes. Faça uma conta rápida: desse período em que fica acordado, quanto tempo você passa no trabalho? Provavelmente sua resposta vai ficar dentro da média nacional, que está entre 65% e 70% do tempo. Porém, quando falamos em qualidade de vida muitas vezes desconsideramos o expediente diário. LEIA A MATÉRIA

Artigos - Gil Giardelli | Pessoas do século 21, empresas do século 20

Qual é o espírito do nosso tempo? Vivemos tempos de colisão ou de convergência? Vamos falar sobre o dilema da colaboração versus competição, sobre como gerar riquezas a partir da sabedoria das multidões, crowdsourcing. Como entender a participação sem a questão monetária envolvida, como aprender com as críticas e com os ciclos econômicos cada dia mais curtos? Será que as empresas desmontarão hierarquias, combaterão os egos e colocarão jovens em seus conselhos? LEIA A MATÉRIA

UTILIZAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM – AVAS: A BUSCA POR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autora: Wilmara Cruz Messa REVISTA BRASILEIRA DE APRENDIZAGEM ABERTA E A DISTÂNCIA RESUMO Por meio desse estudo, pretende-se apresentar indicações de como ambientes virtuais de aprendizagem podem se tornar instrumentos capazes de garantir a aprendizagem significativa, tendo como objetivos claros na utilização dos mesmos por parte de instituições que oferecem educação a distância ou ensino online. Destaca-se a investigação de AVAs diversos, apontando ferramentas, facilidades e/ou as potencialidades tecnológicas e educacionais, especificamente aprofunda-se no Ambiente Virtual de Aprendizagem livre (Moodle - Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), enfatizando o seu potencial para a aprendizagem colaborativa, a interação dialógico-problematizadora, interatividade, flexibilidade cognitiva em torno dos recursos e atividades educacionais. Palavras-chave: Aprendizagem significativa, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Ambiente Virtual de Aprendizagem. Texto Completo

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MORAN, José Manoel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica . 16. ed. Campinas/SP: Papirus, 2009. MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo . 3. ed. Trad. Eliane Lisboa. Porto Alegre/RS: Sulina, 2007. ______. A cabeça bem-feita : repensar a reforma, reformar o pensamento. 16. ed. Trad. Eloá Jacobina. Rio de Janeiro/RJ: Bertrand Brasil, 2009. DEMO, Pedro. Pobreza política : a pobreza mais intensa da pobreza brasileira. Campinas/SP: Armazém do Ipê (autores associados), 2006. ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Gestão de tecnologias, mídias e recursos na escola: o compartilhar de significados. Em Aberto, v. 22, n. 79, p. 75-89, jan. 2009. Disponível em: < http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/1435/1170 > acesso em: 19 de set. 2010. PRADO, Maria Elisabett Brisola Brito; SILVA, Maria da Graça Moreira da. Formação de educadores em ambientes virtuais de aprendizagem. Em Aberto, v. 22, n. 79, p. 61-

Relato de experiência

aprendendo com minha prática pedagógica “De tudo, de qualquer situação, leitura ou pessoa podemos extrair alguma informação ou experiência que nos pode ajudar a ampliar o nosso conhecimento, para confirmar o que já sabemos, para rejeitar determinadas visões de mundo, para incorporar novos pontos de vista”. (José Manoel Moran)